• Odontopediatria: O Estado Atual da Arte - Educação, Diagnóstico e Intervenção Estético Funcional

Odontopediatria: O Estado Atual da Arte - Educação, Diagnóstico e Intervenção Estético Funcional

  • R$459,00


O Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP) é hoje considerado o maior congresso de Odontologia no mundo, contando com a participação de, aproximadamente, 70 mil profissionais anualmente. Organizado pela Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), sua primeira versão data de 1957, sendo que em 2001 passou a ser um evento anual, e sua enorme relevância para a Odontologia tem se consolidado. Em 2018 teremos a 36ª edição! A cada ano, durante sua realização, é lançado um livro sobre uma das áreas da Odontologia. Variados aspectos já foram retratados e neste ano a temática envolvida é a Odontopediatria.

O cuidar da saúde na infância e adolescência é a meta principal da Odontopediatria. Para tal é uma especialidade que sempre teve, como seu princípio, a visão integral do indivíduo. Entende-se esta abordagem como o respeito ao ser humano, percebendo-o como indissociável do meio onde se encontra. Este entorno pode ser definido pelo ambiente mais próximo a ele, sua família, mas, indiscutivelmente, a inserção social deste indivíduo define as decisões tomadas e suas consequências para a saúde.

Atualmente encontra-se bem estabelecido que a saúde de um indivíduo está diretamente relacionada ao meio em que este se encontra, e os acontecimentos ocorridos durante toda a sua trajetória de vida a influenciam diretamente. Este princípio, denominado Teoria do Ciclo de Vida, demonstra que os primeiros anos de vida são determinantes para uma vida saudável. É neste contexto que a Odontopediatria se coloca!

Esta obra não foge desta perspectiva. Escrita por renomados estudiosos oriundos de diferentes estados brasileiros, este livro nos lança ao conhecimento atual e responsável do exercício da Odontopediatria. Pautado nas evidências científicas atuais, iniciamos na gestação e com os cuidados com bebês, nos preocupamos com a alfabetização em saúde bucal e discutimos as medidas subjetivas em saúde. Esses três aspectos são primordiais para que o cuidar em saúde seja realizado respeitando a perspectiva do outro, daqueles que mais nos importam: a criança, o adolescente e sua família.

Questionamos o momento mais adequado para a primeira visita odontológica e orientamos sobre os aspectos biológicos e emocionais da erupção dentária. Dentre os agravos mais comuns na infância e adolescência, a cariologia é abordada com profundidade. Discutimos o desgaste erosivo que, pelo perfil atual da distribuição epidemiológica da cárie e pelos hábitos alimentares da sociedade moderna, vem se colocando como um problema de saúde a ser estudado. Considerando também outra condição que influencia muito a qualidade de vida deste grupo etário, aprofundamos o conhecimento sobre o traumatismo dentário na dentição decídua e suas repercussões na dentição permanente.

Além de detalharmos sobre aspectos modernos acerca da remoção de tecido cariado, a Dentística contemporânea, a Endodontia e a Reabilitação Oral, expandimos a abordagem para os primeiros molares permanentes, elementos dentários altamente suscetíveis à cárie dentária e de relevância crucial para o estabelecimento da oclusão. E mais, na perspectiva da oclusão dentária, o diagnóstico das alterações oclusais e a interface entre Odontopediatria e Ortopedia Funcional dos Maxilares são discutidos.

Avançamos ainda na perspectiva de que, para o desenvolvimento de uma área, é essencial que essa se contextualize. Assim, fazemos uma comparação sobre a prática da Odontopediatria brasileira com o Japão, um país que não somente faz parte de nossa história frente à numerosa população brasileira nipodescendente, mas que possui um dos estudos longitudinais mais relevantes mundialmente sobre a saúde de crianças nascidas no século XXI.

Finalizando, é primordial registrar que a oportunidade de participar desta obra como coautora e como sua prefaciadora me enche de orgulho e gratidão. E, aos nossos leitores, desejamos... uma ótima leitura! Saúde!

ISABELA ALMEIDA PORDEUS

Professora Titular de Odontopediatria - UFMG

Mestre em Odontopediatria – USP/SP

Doutora em Epidemiologia e Saúde Pública – University College London

 

Sumário

01 - Gestantes e bebês: considerações relevantes para a odontopediatria

02 – Aspectos relacionados à busca pela primeira visita ao odontopediatra

03 - Odontopediatria e alfabetização em saúde bucal

04 - Aspectos biológicos e emocionais da erupção dentária

05 - Medidas subjetivas na prática clínica da odontopediatria

06 - Prevenção de cárie dentária em odontopediatria

07 - Cariologia em odontopediatria

08 - Papacárie® – remoção química e mecânica do tecido cariado

09 - Estratégias preventivas e curativas em lesões de cárie em odontopediatria: eficiência clínica de material funcional com efeito bioativo

10 - Desgaste erosivo em crianças e adolescentes

11 - Dentística contemporânea

12 - Traumatismos na dentição decídua: impacto na dentição permanente

13 - Tratamento endodôntico conservador e radical em dentes decíduos: qual a conduta?

14 - Instrumentação manual e mecanizada do sistema de canais radiculares de dentes decíduos: filosofia coroa-ápice

15 - Reabilitação bucal integral e estética em odontopediatria

16 - Reabilitação integrada em primeiros molares permanentes vitais e tratados endodonticamente

17 - A ortopedia funcional dos maxilares como possibilidade de propiciar o correto crescimento e desenvolvimento orofacial de crianças

18 - Maloclusão na infância e adolescência: aspectos clínicos e suas repercussões psicossociais

Mais Informações
Título Odontopediatria: O Estado Atual da Arte - Educação, Diagnóstico e Intervenção Estético Funcional
Autor(a) DUARTE
ISBN 9788548000201
Edição/Ano 1/2018
Número de Páginas 367
Capa CAPA DURA
Dimensões 31X23X3

Escrever Comentário

Por favor faça seu Login ou Cadastre-se para faze um comentário.

Tags: odontopediatria, o, estado, atual, da, arte, educao, diagnstico, e, interveno, esttico, funcional