• Ortodontia Prática

Ortodontia Prática

  • R$539,00


Prefácio 

Ensinar o básico pressupõe conhecimento su ciente para admitir sua importância. Em tempos de conceitos frágeis e tecnologia in- tensa, onde é possível comprar pronto os aparelhos que fazem o tra- tamento ortodôntico, é admirável o esforço dos autores desse livro, Daniela, Tulio, Arthur e Omar, em debruçarem mãos, olhos e mentes sobre a base da prática ortodôntica. Seguem todos a orientação do mestre primeiro, Dr. Omar, e evitam deixar de lado os pilares que sustentam a prática da boa Ortodontia. Mínima sim, mas sem deixar de lado a individualização que sempre é bem vinda e, em muitos casos, indispensável.

Desse modo, apresentam técnica e conceitos. Desde o instrumen- tal, adaptação de bandas, a transferência das bandas para os mol- des para construção de aparelhos em laboratório. Preceitos básicos para a compreensão do que se pretende e como obter. Para mandar fazer é preciso saber como fazer. Adaptação de aparelhos clássicos como o AEB e a PLA, de modo adequado para poder dar conforto e poder exigir colaboração. 

Colagem direta. Tão simples quanto importante. Base para que os pensamentos ortodônticos estruturados no planejamento se tor- nem realidade com a interação adequada entre bráquetes e os. 

Dobras. Em o redondo e retangular. Admitir que embora elas não sejam rotinas, serão necessárias em algum momento. Sem elas, cor- re-se o risco de ignorar erros por não ter meios para corrigi-los. De- vemos admitir que a habilidade manual, tão inata para alguns, tem que ser adquirida com treinamento pelos outros, porque é indispen- sável na prática da Ortodontia. 

Conceitos. Diagramas. Na técnica mãe, Edgewise, mas também em suas evoluções, o Straight-Wire e o sistema de bráquetes autoliga- dos. A nal, negligenciar a forma dos arcos é o caminho mais curto para a recidiva. Respeitá-las, quando adequadas, corrigi-las quando a perspectiva da etiologia permitir, signi ca humildade e sapiência que permitem a estabilidade potencial dos resultados obtidos. 

Os primeiros passos. Acho que isso resume o conteúdo desse livro. Guiados por preceitos que podem torná-los seguros e compreensí- veis. Essa é a intenção dos autores. Recomendo que os leitores as- sumam esses princípios, para poderem usufruir dos seus benefícios na caminhada longa que a prática da Ortodontia consistente exige. 

Leopoldino Capelozza Filho

 

Sumário

Apresentação dos instrumentos ortodônticos

Bandagem, soldagem de tubos e cimentação

Adaptação de Aparelho Extrabucal (AEB)

Adaptação de Placa Lábio-Ativa (PLA)

Adaptação de Barra Transpalatina (BTP)

Colagem Direta em Ortodontia

Arcos de Nivelamento Coordenados

Dobras de 1a Ordem

Dobras de 2a Ordem

Manejo do Arco Retangular 

Recursos Mecânicos do Arco Segmentado Aplicados à Técnica do Arco Contínuo

Mais Informações
Título Ortodontia Prática
Autor(a) GARIB
ISBN 9788588020924
Edição/Ano 1/2018
Número de Páginas 279
Capa CAPA DURA
Dimensões 28X22X2

Escrever Comentário

Por favor faça seu Login ou Cadastre-se para faze um comentário.

Tags: ortodontia, prtica